Blog

Saiba o que é eSocial nesse guia.

O que é eSocial, uma vez que o cumprimento de obrigações trabalhistas e tributárias fica obrigatório. Ele representa uma verdadeira revolução quanto ao modo que as empresas têm de tratar suas relações com funcionários e transmitir as informações ao governo  e demais órgãos.

Além do Departamento Pessoal, os administradores, profissionais de RH e escritórios de contabilidade também adequaram suas rotinas às exigências do sistema, afinal, ele é obrigatório para pequenas e médias empresas.

O que é eSocial?

Em poucas palavras, o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é uma folha de pagamento digital vinculada ao software que as empresas já usam para executar a atividade atualmente.  Ele precisa estar na programação do DP, e integrar o calendário do departamento pessoal para que a área fique em dia com as obrigações.

Trata-se de um programa governamental que unificou em um sistema o processo de fechamento de folha e, assim, facilitou o cumprimento das obrigações trabalhistas. Para fins fiscais e jurídicos, a ferramenta é vinculada à Receita Federal, ao Ministério do Trabalho, ao INSS e à Caixa Econômica Federal.

Acesse o nosso guia do eSocial com dicas práticas do que você precisa fazer para se adaptar e evitar multas na sua empresa.

Por que o eSocial foi criado?

Como você bem sabe, os processos burocráticos nesse âmbito são muitos. E há 8 anos eram ainda piores, pois não havia portais virtuais para facilitar o envio dos documentos. Foi para combater essa dificuldade enfrentada pelas empresas que o eSocial foi criado.

Por meio do Decreto nº8.373, de 2014, foi estabelecido seu surgimento, visando simplificar processos. Todavia, foi apenas em 2018 que o sistema completo foi oficializado e lançado no mercado, tornando-se 1 ano depois obrigatório para todos os tipos de empresas. 

A partir de então, o eSocial se tornou essencial para centralizar todas as informações que devem ser repassadas aos órgãos públicos. Dessa forma, ele ajudou a otimizar o tempo, diminuir a burocracia e falhas/erros tributários. 

EVITE DOR DE CABEÇA.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um órgão presente em empresas e instituições brasileiras que tem como objetivo a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores no meio ambiente laboral.

Evite multas e processos! Conhecer os tipos de acidentes de trabalho é essencial para prevenção e conformidade legal.

Assessoria em Segurança do Trabalho e que ela é uma ótima aliada para empresas de diversos setores?

Conheça o PGR Segurança do trabalho e a importância de um programa de prevenção para sua empresa…

Ele representa uma verdadeira revolução quanto ao modo que as empresas têm de tratar suas relações com funcionários e transmitir as informações ao governo  e demais órgãos.

Um funcionário acabou de sofrer uma lesão no ambiente de trabalho e, ferido, recebeu os cuidados médicos adequados. O que você faz em seguida?

Tenha o tempo que seu negócio precisa

Posso ajudar?